Divulgar e vender um produto ou serviço é um dos grandes desafios para as startups. Nem sempre será possível contar com um orçamento recheado de verbas para fazer anúncios, propagandas e ações de venda, por esse motivo, é essencial estabelecer uma boa estratégia de marketing e vendas. 

Neste artigo, vamos mostrar 6 dicas para você colocar em prática na sua startup e ter resultados melhores. A ideia é que, ao final da leitura, você perceba que é possível incluir mudanças no dia a dia que vão gerar mais visibilidade e atrair mais clientes para o seu negócio. 

1. Faça um plano de marketing com estratégias claras para a startup 

Uma boa estratégia de vendas e marketing começa com um bom planejamento, por isso, é essencial montar um plano de marketing. Esse plano vai funcionar como um mapa: organize seus objetivos e deixe claro onde você quer chegar com cada ação. 

Por exemplo, você pode querer ser mais conhecido, ou seja, aumentar a visibilidade e o engajamento do seu público. Também pode querer converter mais vendas e atrair mais clientes. 

Cada um desses objetivos requer ações específicas, por isso é muito importante entender o que você almeja, para então, estabelecer o que será feito. 

É muito importante aproveitar o universo digital e as redes sociais para que a sua startup tenha presença online e se beneficie de todas as ferramentas que o marketing digital oferece. 

É fundamental que o seu planejamento inclua ações que contemplem o universo offline, mas que também considere a internet. Além disso, leve em consideração a possibilidade de incluir um orçamento para anúncios: as redes sociais oferecem ferramentas de campanhas pagas que podem ser aplicadas para oferecer o seu produto ou serviço para um nicho específico de público e isso pode ser muito positivo para o lançamento de um produto, serviço, ou mesmo para chegar em um público-alvo específico. 

Contudo, para essa estratégia ser realmente assertiva, é essencial conhecer qual o seu público. Por esse motivo, o próximo tópico é tão relevante. 

2. Desenhe estratégias focadas na persona de sua startup

Outro ponto importante da estratégia de vendas e marketing de uma startup é trabalhar com estratégias eficazes para sua persona. A persona é um modelo ideal de cliente: um tipo que representa aquela pessoa que precisa do seu produto e serviço. 

Portanto, não adianta usar uma receita pronta. É preciso conhecer bem o seu cliente e falar com ele de forma clara e efetiva em cada uma das fases dele na jornada de aproximação com seu produto ou serviço.

Com uma persona bem desenhada e estratégias bem definidas é mais fácil pensar quais ações são mais assertivas, quais canais trarão melhores retornos e quais ações não vão trazer resultado. 

Por exemplo, se a sua persona ideal é um gerente de RH, é importante considerar produzir conteúdo e anúncios focados nos desafios de negócio que ele está vivenciando e de que forma a sua solução é ideal para ele. Além disso, o Linkedin pode ser um canal efetivo, já que é a rede social voltada para compartilhar informações profissionais. 

3. Produza conteúdos relevantes para cada fase do seu potencial cliente

Depois de traçar as ações ideais para a persona, a estratégia de marketing e vendas deve considerar os conteúdos para cada uma das fases de contato com esse potencial cliente. Agora que você já sabe com qual tipo de consumidor deseja atingir, é fundamental caprichar nessa comunicação. 

Ressaltando que, quando falamos da jornada desse lead, o canal de contato, grau de interesse e etapa do funil em que ele se encontra são primordiais na estruturação e construção dessa comunicação. 

Considerando as redes sociais, por exemplo, é muito importante que você tenha conteúdos para clientes que ainda não sabem quais os problemas que eles possuem e que você está pronto para resolver. Assim como, você pode encontrar clientes que sabem exatamente que precisam de serviços como o seu para sanar um determinado desafio.

Por isso, reforçamos a necessidade de fazer conteúdos que estejam em acordo com cada uma das fases desse lead. Podendo ser básicos, introdutórios, com informações relevantes sobre o universo no qual o seu produto ou serviço está inserido. 

Assim como, tenha conteúdos mais robustos, com informações técnicas sobre o que você tem a oferecer. Uma boa dica é contar com ferramentas de Inteligência Artificial para ter ideias, temas e estruturas de conteúdo.

4. Diversifique os tipos de conteúdo

Considerando que estamos pensando em uma boa estratégia de vendas e marketing é muito importante pensar em meios de impressionar a chamar a atenção da sua audiência. Esse é um ativo de destaque, especialmente, quando queremos mostrar relevância no mercado, em comparação com os concorrentes. 

Nesse sentido, é muito importante que você apresente conteúdos, informações e anúncios que sejam criativos e que aproveitem a lógica das redes sociais. Isso significa que cada plataforma oferece um tipo de mídia e isso é uma oportunidade para você apresentar o seu conteúdo aproveitando a especificidade de cada um desses espaços. 

Isso quer dizer que você deve fazer vídeos, fotos e textos lembrando que cada uma dessas mídias comunica aspectos diferentes, com públicos específicos e isso pode colaborar para vender melhor o seu produto ou serviço. 

Só reforçando que é preciso traçar essas estratégias de tipos de conteúdos e canais, sem esquecer da sua persona. Ou seja, comunique de forma que seu cliente veja valor e publique esse conteúdo na rede social onde ele está. 

5. Use ferramentas para se comunicar diretamente com os usuários

A estratégia de marketing e vendas deve prever formas de se comunicar com o seu público, seja ele online ou offline. 

No universo online, uma ferramenta muito importante é o e-mail marketing. Através dele é possível oferecer uma conexão com os seus clientes. Por isso, não use esse tipo de instrumento apenas para anunciar o seu produto ou serviço, crie relacionamento.

O e-mail marketing é uma maneira muito potente de estabelecer uma ponte com os clientes: envie conteúdo relevante, promoções especiais e aproveite as datas sazonais, como aniversário, para mostrar que está atento ao cotidiano do seu cliente. 

Este tipo de ferramenta, pode, inclusive, te ajudar a encurtar jornadas de compra, isso porque oferecem soluções que possibilitam a automação de envio de e-mails, otimizando assim sua atuação e contribuindo com a obtenção de resultados mais ágeis. Além, é claro, de fornecer dados de comportamento sobre esse cliente que possibilitem um ajuste ou mudança de estratégia, para ser mais efetivo na conversão.  

6. Tenha o hábito de medir e acompanhar as métricas das suas estratégias 

Nenhuma estratégia de marketing e vendas deve ser feita sem o acompanhamento adequado. Isso significa que é essencial medir e saber se as iniciativas que está implementando na startup estão dando os resultados esperados.

Tenha ferramentas adequadas para medir a satisfação dos clientes, o alcance dos anúncios e o engajamento dos usuários. Na dúvida, volte ao seu plano de marketing e relembre o mapa que estabeleceu para o seu negócio. Faça ajustes e trace novas estratégias. Contudo, uma dica extra é pesquisar e contratar ferramentas adequadas para seu dia a dia.

Gostou das dicas? Contar com planejamento, estrutura e soluções adequadas de marketing e vendas é um caminho importante para converter as ações em vendas gerando lucratividade para sua startup.

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